Configuração Ciclica do FI303
O mestre da rede profibus executa o processo de inicialização com o equipamento através do arquivo gsd, que possui detalhes de revisão de hardware e software, bus timing do equipamento e informações sobre a troca de dados cíclicos.
Para ter acesso a biblioteca completa de GSDs SMAR, consulte:
http://www.smar.com.br/Files/firmware2/PROFIBUS-DDGSD_fw_bmp303-v3r5.zip
O FI303 possui 3 blocos funcionais de saídas analógicas (AOs), que o mestre classe 1 usa para executar os serviços cíclicos. O usuário deve escolher qual a configuração é mais adequada a sua aplicação. Se o bloco AO do escravo estiver em AUTO, ele recebe o valor e o status do setpoint do mestre classe 1. Além disso, o usuário pode alterar este valor via mestre classe 2 se o status do setpoint for igual a 0x80 (“good”) e as seguintes configurações podem ser escolhidas:
- SP;
- SP/CKECKBACK;
- SP/READBACK/POSD;
- SP/READBACK/POSD/CKECKBACK.
Se o bloco AO está em RCAS, o equipamento recebe o valor e status do setpoint somente via master classe 1, sendo o status sempre igual a 0xc4(“IA”). As seguintes configurações podem ser escolhidas:
- SP;
- SP/CKECKBACK;
- SP/READBACK/POSD;
- SP/READBACK/POSD/ CKECKBACK;
- RCASIN/RCASOUT;
- RCASIN/RCASOUT/ CKECKBACK;
- SP/READBACK/RCASIN/RCASOUT/POSD/CHECKBACK.
O exemplo a seguir mostra os passos necessários para integrar o FI303 em um sistema PA. Estes passos são válidos para todos os equipamentos da linha 303 da SMAR:
- Copie o arquivo gsd do FI303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de GSD;
- Copie o arquivo bitmap do FI303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de BMP;
- Após escolher o mestre, defina a taxa de comunicação. Não esqueça que os couplers podem ter as seguintes taxas de comunicação: 45.45 kbits/s (Siemens), 93.75 kbits/s (P+F) e 12Mbits/s (P+F, SK3). O link device IM157 pode ter até 12Mbits/s;
- Acrescente o FI303 e especifique o seu endereço no barramento;
- Escolha a configuração cíclica via parametrização com o arquivo gsd, que depende da aplicação, conforme visto anteriormente. Lembre-se que esta escolha deve estar de acordo com o modo de operação dos blocos AOs.Nestas condições atentar para o valor do status do valor de setpoint que deve ser 0x80(Good), quando o modo for Auto e 0xc4(IA) quando for Rcas.Pode-se trabalhar com até 3 blocos AOs sendo na seguinte ordem cíclica: AO_1, AO_2 e AO_3. No caso de aplicação onde por exemplo, só iremos trabalhar com 2 AOs deve-se ter: configuração para o AO_1, configuração para o AO_2 e EMPTY_MODULE.
- É permitido ativar a condição de watchdog, que faz o equipamento ir para uma condição de falha segura ao detectar uma perda de comunicação entre o equipamento escravo e o mestre. Como o FI303 estará em um elemento final é recomendável a configuração de um valor de falha segura.
O FI303 possui o seguinte diagrama funcional, conforme a figura 1:
Figura 1 – Diagrama Funcional FI303 - SMARA SMAR possui uma ampla equipe especializada em projetos, certificações de redes e instalações em PROFIBUS. Para mais detalhes, acesse o canal direto de comunicação com os engenheiros especialistas em instalações e tecnologia PROFIBUS e AS-i da SMAR: https://www.smar.com.br/pt/assistencia-tecnica
Consulte a solução completa SMAR PROFIBUS:
Referências:
- Manuais SMAR PROFIBUS
"Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições." Ler mais